Canal de notícias com foco na Indústria e no mercado B2B

GTS do Brasil: 25 anos de inovação na agricultura de alta performance

Com 25 anos de história, a GTS do Brasil é hoje uma das maiores fabricantes de máquinas e implementos agrícolas do país.

Fundada em Lages (SC), a empresa nasceu de um espírito pioneiro e inovador que se mantém vivo até hoje, impulsionando o agronegócio com tecnologia, performance e uma visão global. 

Nesta entrevista exclusiva para o IMB News, Cesar Keller, Diretor Comercial da GTS há mais de 20 anos, compartilha os bastidores de uma trajetória marcada pela excelência, crescimento sustentável e compromisso com o futuro do campo.

Inovação que nasceu do campo

A empresa nasceu oficialmente em 2000, mas sua origem remonta aos anos 90, quando a família Strasser, pioneira no plantio de milho com espaçamento reduzido no Brasil, começou a buscar soluções para aumentar a eficiência na lavoura. 

Na época, não existiam no país plataformas de milho adequadas para espaçamentos de 50cm, enquanto a prática tradicional utilizava espaçamentos de 70cm.

A partir da união das famílias Garro, Tanzi e Strasser, surgiu a GTS, cujas iniciais formam o nome da empresa, com o propósito de transformar a agricultura por meio da mecanização inteligente.

Desde então, a GTS não parou de evoluir, desenvolvendo soluções que mudaram a forma como o Brasil e o mundo encaram a mecanização agrícola.

A empresa rapidamente conquistou destaque internacional, tornando-se referência em colhedoras de milho com estrutura de alumínio, uma inovação pioneira na América do Sul

Hoje, com capital 100% nacional, a GTS atua em mais de 30 países, exportando inovação brasileira para o mundo.

A revolução da GTS do Brasil com estruturas de alumínio

Quando a GTS do Brasil decidiu investir na produção de plataformas de colheita com estruturas de alumínio, estavam desafiando um mercado acostumado aos materiais tradicionais. 

Cesar Keller, Diretor Comercial da GTS

“Impactou o mercado porque primeiro houve o momento de desmistificar. Sempre que apresentamos algo novo, temos que provar que aquilo é algo viável, principalmente em termos de durabilidade. Isso fez com que os demais fabricantes de máquinas evoluíssem também, pois nenhum, até hoje, utiliza alumínio para fabricar a plataforma, por exemplo.”

Essa capacidade de transformar o mercado e desafiar a convenção é o que define a GTS do Brasil como uma verdadeira líder de inovação no setor agrícola

Benefícios diretos para o produtor

Para César, os produtos da empresa oferecem diversos benefícios relevantes e importante para seus clientes.

“Cada linha de produtos, apesar de ser no mesmo segmento de implementos agrícolas, tem benefícios únicos. São máquinas que entregam performance, otimizam o trabalho do campo e também trazem rentabilidade”, destaca.

Keller enfatiza a importância do solo para o agricultor: “O maior patrimônio de qualquer agricultor é o solo. A máquina, a caminhonete, o silo, ele constrói, ele troca. Agora, o solo, onde ele planta, ele só tem aquele.” 

Por isso, a GTS se dedica a oferecer soluções que aumentam a produtividade e cuidam desse patrimônio essencial, permitindo que os agricultores tenham um trabalho mais eficiente, rentável e sustentável.

O que move a GTS do Brasil

A missão da GTS do Brasil é clara desde o seu início: oferecer soluções inovadoras de mecanização para o campo, com qualidade, alta performance e satisfação.

A visão da empresa, desde o início, foi tornar-se uma organização inovadora reconhecida mundialmente e esse desafio foi cumprido com a presença da marca em mais de 30 países, incluindo importantes mercados da América Latina como Paraguai e Argentina, além de uma crescente atuação na África do Sul, Rússia e Estados Unidos.

Sobre os valores da empresa, César explica que: “A gente passa adiante para nossos colaboradores que nós também ajudamos a alimentar o mundo, fazendo máquinas que auxiliam no preparo de solo e na colheita.”

A GTS também promove o respeito e ser humano em sua cultura organizacional, que reflete a visão de que, ao tratar os colaboradores com dignidade e compreensão, a empresa se torna mais humana em suas operações diárias. 

Esse compromisso foi reconhecido em 2024, quando a GTS recebeu a certificação de empresa “SER HUMANO” do Prêmio da ABRH – SC pelo programa Mãe GTS Jornada Tripla, que oferece benefícios extras para as mães colaboradoras, considerando a sobrecarga de trabalho delas, além das responsabilidades com seus filhos e afazeres domésticos.

GTS e os desafios do crescimento no mercado agrícola

Sobre os desafios mais significativos na trajetória da GTS, César compartilha: “O mercado agrícola tem muitos altos e baixos. Ele segue o ciclo das commodities, então tem anos que a demanda é muito maior do que a nossa capacidade fabril e tem anos que, quando eu tenho capacidade fabril, o mercado está muito baixo, e as quedas são muito repentinas. A empresa passou por três ou quatro desses ciclos e só aprendemos com isso.”

Outro desafio citado por César é a evolução tecnológica: “Tudo mudando o tempo todo e, como nós fabricamos implementos que não são automotrizes, temos que estar conectados com a evolução deles. Eles lançam a evolução e nosso produto tem que se adaptar a essas evoluções também.”

Diferenciais da GTS do Brasil 

César destaca que a GTS do Brasil se diferencia pela qualidade do produto, mas acredita que o verdadeiro diferencial da empresa está no atendimento ao cliente.

“Produto sem dúvida é um diferencial, mas ele por si só não resolve. Temos muitas empresas que produzem produtos de boa qualidade e que performam bem. Nós sempre procuramos oferecer algo a mais, com qualidade superior e acabamento”, afirma.

No entanto, ele enfatiza que, no setor agrícola, o atendimento vai além da simples entrega do produto.

“A operação agrícola é feita por janelas, como no ciclo de plantio e colheita. Nossos clientes têm dias certos para plantar e colher, se perder esse tempo, eles podem perder tudo”, explica. 

Por isso, a GTS foca fortemente no atendimento pós-venda e no fornecimento rápido de peças de reposição.

O que os clientes podem esperar da GTS do Brasil em 2025

A GTS do Brasil, com sua sólida rede de distribuição e foco em inovação, está sempre em busca de oferecer uma experiência diferenciada para seus clientes. 

César destaca o programa GTS Premium Dealer como um dos maiores diferenciais da empresa: “Criamos o programa GTS Premium Dealer, que são lojas próprias, caracterizadas, e que têm como missão levar a cultura interna da empresa para todo o Brasil.”

Além disso, a inovação continuará sendo um pilar fundamental da GTS. “Teremos o lançamento de uma linha de plantio e semeadura, produtos que não fazem parte do nosso portfólio atual, mas que são um passo importante para o futuro da empresa.”

Com esses dois focos principais, os clientes podem esperar da GTS um atendimento de alta qualidade e a introdução de soluções inovadoras no mercado agrícola para 2025 e além.

Mensagem de César para líderes e empreendedores 

Quando perguntado sobre que mensagem gostaria de deixar para quem está iniciando sua jornada como empreendedor, César destacou: 

“Faça as coisas com o coração. Se você trabalhar dessa forma, os resultados virão, com certeza. E busque parcerias com pessoas, não apenas colaboradores. Você só terá os melhores resultados se conseguir atrair as melhores pessoas para trabalhar com você.”

As informações que movem a indústria estão aqui

No IMB News, você encontra conteúdos exclusivos, entrevistas com os maiores players e especialistas do mercado e insights estratégicos sobre a indústria e o mercado B2B.  

Acompanhe também nossa página no Instagram e fique por dentro de tudo o que está impactando e moldando o futuro dos negócios.

Compartilhe este artigo:

Veja também:

Tags

plugins premium WordPress

Em breve uma nova data para esta imersão!

Preencha o formulário para baixar o material:

Preencha o formulário para baixar o conteúdo: